sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Higiene com qualidade:

Professora orientadora:
Dilma Couto de Oliveira

Alunos expositores:

Amilton Teles de Souza
Ana Beatriz Helerbrock de Melo
Ricardo Gomes de Araújo Yuri Araújo de Faria
Projeto de Pesquisa apresentado e executado no Colégio Estadual Ermelindo Félix de Miranda com monitoria da Profª. Dilma Couto de Oliveira e colaboração das Coordenadoras Pedagógicas Adriana, Santos Prateado,Cíntia Borges Almeida e Sulene Alves Mendes juntamente com os alunos do 8º e 9º ano do E.F. , 2ª e 3ª Etapas EJA. Na disciplina de Ciências: Química e Física.
Com a realização desse projeto a escola pretendeu aproximar a comunidade , os pais e os alunos, contribuindo para a conscientização do reaproveitamento dos óleos usados em frituras e o uso de plantas na produção do sabão. Além de realizar experimentos para identificar as reações entre bases e ácidos que ocorrem durante o processo da produção do sabão.
Outro aspecto relevante dessa proposta para os alunos e a comunidade foram os benefícios econômicos para a escola que irá utilizar os produtos fabricados na limpeza e conservação da escola, proporcionado satisfatoriamente a comunidade escolar um sentimento de cidadania e preservação do meio ambiente.
A proposta abrangeu os aspectos:
è Científico: a importância de se estudar os componentes dos sabões, o processo de fabricação industrial e doméstico, seus benefícios à humanidade;
è Social: Como a fabricação doméstica poderá beneficiar as famílias com relação a economia financeira e como uma maneira de obter um auxílio á renda, com a comercialização do sabão líquido, do sabão em barras e do amaciante. Possibilitar a presença e a participação das mães e/ou responsável durante as aulas práticas;
è Ambiental: O reaproveitamento do óleo de cozinha que seria descartado diretamente no solo ou no esgoto (em direção aos rios) e também o reaproveitamento dos vasilhames de garrafas pet e de amaciantes para a estocagem do sabão líquido e do amaciante que seriam jogados nos lixões. Com isso conseguimos diminuir o volume do lixo e através da educação, diminuímos os impactos ambientais.
è Saúde: conscientizar as famílias carentes da importância da higienização dos utensílios domésticos e com o próprio corpo afim de evitar e prevenir doenças.
è Economia: Diminuir os custos com higienização da Unidade Escolar e doméstica, uma vez que os alunos irão fabricar os produtos para a limpeza.
è Inclusão Social: despertar nos alunos o senso de igualdade e colaboração com a doação dos produtos obtidos para as famílias carentes.
Os meios de comunicação podem difundir medidas de combate a poluição, mas somente com uma abordagem profunda pode-se ajudar a construir um conhecimento consistente e consciente.
  • Atividades Práticas


    Ø Pesquisa de preços ( anexo);

    Ø Experimentos para demonstrar as reações endotérmicas e exotérmicas;

    Ø Experimentos demonstrando a presença de bases nos sabões;

    Ø Demonstrar a importância dos sabões no dia dia e ação em diferentes

objetos;

Ø Desenvolver receitas de sabões diversos

Ø Estabelecer as diferenças entre os sabões (neutro, adstringente e outros);

Ø Expor os produtos produzidos;

ØExpor Equipamentos de segurança;

ØExpor normas de segurança de Laboratório.

Conclusão:

Ao finalizarmos nossos estudos teóricos e práticos sobre a fabricação do sabão líquido de álcool, do amaciante e do sabão em barras, constatamos que as reações químicas são processos fáceis de serem entendidos, desde que haja orientação por pessoas que possam nortear os estudos e experimentos. Sendo necessário também, observar os cuidados para que não acorra nenhum incidente.
O trabalho foi desenvolvido de maneira que sanasse a curiosidade do grupo e ao mesmo tempo “retirasse o medo” de manusear alguns produtos químicos.
Constatamos que a Química pode ser benéfica ou maléfica ao homem e a natureza, desde que não se tome os cuidados básicos ao manusear alguns produtos químicos. Este é um aspecto amplo e polêmico da Química: de um lado, os problemas dos acidentes nucleares, o lixo atômico, a bomba atômica, etc. de outro, a utilização dos raios X na medicina, a aplicação da radiação no aprimoramento de plantas, o uso das reações químicas nas industrias alimentícias, de vestuários, de cosméticos, etc.
“Cabe ao homem decidir se usará as reações químicas para o bem ou para o mal da humanidade”
Conclui-se também que a Ciência ajuda as pessoas nos âmbitos sociais, pois, através deste projeto, viabilizou-se a economia no orçamento domestico, a partir da fabricação caseira do sabão ( liquido ou barra ) e do amaciante. Houve também a possibilidade de as mães e/ou responsáveis participarem e contribuírem com as aulas praticas, havendo assim, uma troca de experiências e o confronto entre o senso comum x o senso cientifico, para a constatação de que um é complemento para o outro.

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