sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cidadania & Consciência Ecológica: Por um Ambiente Escolar Arborizado e sem Erosão

Cidadania & Consciência Ecológica: Por um Ambiente Escolar Arborizado e sem Erosão

Dilma Couto de Oliveira
Trabalho de Educação Ambiental realizado por alunos do 7º ano do turno matutino do Colégio Estadual Ermelindo Félix de Miranda.


A preservação do meio ambiente se tornou uma prioridade mundial. É imprescindível que a sociedade não só se preocupe com a atual situação, mas desenvolva ações que contribuam pela reversão desse problema.
Pensando assim, a escola se faz ambiente mais que propício para que a verdadeira educação ambiental aconteça.
O Projeto “Cidadania & Consciência Ecológica: Por um Ambiente Escolar Arborizado e sem Erosão’’, foi criado no início do ano de 2010. A idéia surgiu quando percebemos que nas calçadas da escola estava começando um processo de erosão devido ao intemperismo que ocorre de forma gradativa, resultado de fortes enxurradas e desgaste do solo.
Com o objetivo de solucionar o problema ambiental, decidiu-se em equipe programar um projeto de jardinagem para recuperar as calçadas internas que protegem o prédio da escola.
Além de utilizar técnicas de preservação do solo, essas práticas desenvolvidas possibilitam o conforto das crianças e o embelezamento do pátio escolar.

JUSTIFICATIVA
O problema ambiental diagnosticado foi a erosão do solo que protege as calçadas, esse fator coloca em risco a segurança dos alunos, as atividades desenvolvidas na horta escolar, o lazer das crianças, além de destruir a estética do ambiente escolar, por isso foi criado o projeto para recuperação das calçadas internas do pátio da escola.
As ações do projeto “Cidadania & Consciência Ecológica: Por um Ambiente Escolar Arborizado e sem Erosão”, desenvolvidas no Colégio Estadual Ermelindo Félix de Miranda, tem o objetivo também de promover um continuo contato dos alunos com a natureza através de atividades de jardinagem; o que tem produzido resultados de relevante importância no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos envolvidos.
A comunidade escolar acredita que ações nesse sentido promovem a sadia convivência com a natureza de um modo geral, a educação ambiental, o espírito cooperativo do trabalho em grupo que geram uma maior possibilidade de socialização e integração à vida social e comunitária com elevação do nível de qualidade de vida dos mesmos.

DESENVOLVIMENTO
“O projeto Cidadania & Consciência Ecológica: Por um Ambiente Escolar Arborizado e sem Erosão” foi desenvolvido em etapas:
1ª- Sensibilização:
· Pesquisas em laboratório de informática, livros e revistas sobre o processo de erosão, suas causas e conseqüências; o tempo de decomposição de alguns materiais;
· Aula de vídeo: Filme “Wall E” que mostra as conseqüências do excesso de lixo sobre o planeta.
· Trabalho de campo nas proximidades da escola, mostrando as conseqüências da erosão em paisagens transformadas, provocada por causas naturais ou pela intervenção humana na natureza.
· Visita à parte interna da escola, mostrando os efeitos da erosão sobre a calçada próxima aos canteiros da horta.
2ª- Coleta de garrafas PET para reutilização na construção dos canteiros ao redor da calçada.
3ª- Produção de Mudas:
· Visita a um viveiro de mudas para obter conhecimento e esclarecimentos sobre como realizar o plantio e manutenção de mudas destinadas ao canteiro.
· Produção de mudas.
4ª- Construção dos canteiros:
· Encher as garrafas PET coletadas com areia, para construção dos canteiros.
· Escavar buracos, nos quais serão colocadas as garrafas PET cheias de areia.
· Preencher com terra, os espaços entre as garrafas PET encravadas no chão e a calçada, onde serão plantadas as mudas.
· Plantio das mudas.
5ª- Manutenção dos canteiros: adubação, irrigação

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