sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SAÚDE E PREVENÇÃO - AIDS/DSTs



Professora orientadora:
Dilma Couto de Oliveira



JUSTIFICATIVA
Aproximadamente 62% dos jovens estão matriculados no sistema público de ensino, apesar de toda a informação que têm através da mídia, pude perceber que ainda há muita confusão com certos conceitos. Os adolescentes são multiplicadores natos de informações, a comunicação entre os jovens flui melhor; por isso, devem receber sempre informações corretas e coerentes. É importante o repasse dessas informações para outros colegas, o jovem bem informado será um adulto saudável.
Diante disso, resolvi tratar o assunto de forma diferente, com atividades mais lúdicas e dinâmicas, a escola é um espaço perfeito para a promoção da saúde e prevenção de DSTs e gravidez não planejada. Temos que desconstruir preconceitos e construir cidadãos.
A realização do projeto Saúde e Prevenção - AIDS/ DSTs teve como objetivo esclarecer que a sexualidade é um processo do desenvolvimento físico e emocional, enfatizando que as manifestações da sexualidade fazem parte da vida, e ainda, valorizar o sexo seguro e a gravidez planejada.



OBJETIVOS GERAIS
· Identificar a sexualidade como um processo do desenvolvimento físico e emocional;
· Compreender que as manifestações da sexualidade fazem parte da vida e são prazerosas, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada;
· Descrever e registrar dados, informações, idéias e conclusões na forma de desenhos, anotações, pequenos textos e de esquemas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Identificar práticas saudáveis de higiene sexual, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis,
· Compreender o que é AIDS: formas de transmissão, prevenção e tratamento;
· Identificar manifestações de DSTs, formas de transmissão e prevenção.
· Alertar sobre os perigos de contaminação de DSTs e AIDS durante o carnaval,
· Justificar o uso de preservativos (camisinha) como forma eficaz de prevenção à AIDS, DSTs e gravidez não planejada;
· Compreender a própria sexualidade.



DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do projeto Saúde e Prevenção - AIDS/ DSTs teve as seguintes etapas:
· Em um primeiro momento: sondagem dos conhecimentos prévios do assunto (conceitos e preconceitos) a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, conhecimento de pessoas que têm ou já tiveram alguma doença sexualmente transmissível, depoimento a respeito de tabus relacionados à sexualidade.
· Dia da Família na Escola: Palestra para pais de alunos, sobre AIDS e DSTs; enfatizando a importância da família na orientação dos jovens a respeito da sexualidade; com distribuição de material (preservativo e panfletos explicativos). A palestra é extremamente importante para alertá-los que uma conversa franca e amiga é a melhor forma de prevenção às DSTs.
· Aula expositiva: projeção de slides em PowerPoint bem humorada, relacionando o uso do preservativo na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; alertando sobre os perigos de contaminação de DSTs e AIDS durante o carnaval, justificando o uso de preservativos (camisinha) como forma eficaz de prevenção à AIDS, DSTs e gravidez não planejada.
· Dinâmica: “Negociando o uso de Preservativo (Batata Quente)”: nesta atividade, o educador escolhe um objeto que será a “batata quente” e deve colocar música, enquanto o objeto passa de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que está com o objeto vai escolher um cartão e responder à pergunta. Deve-se oferecer oportunidade para que todos expressem alternativas de negociação do uso da camisinha, enriquecendo a discussão.
· Pesquisa no Laboratório de Informática: os alunos deverão pesquisar em sites de busca, informações para enriquecer e complementar seu trabalho. Um site interessante que contém um dicionário sobre o assunto é:
http://www.programa-ato.com.br/in_dicionario.asp
· Dinâmica: “Contatos Pessoais e Cadeia de Transmissão”: O professor entrega uma folha de papel a cada aluno, com uma figura já desenhada. Para cada 10 participantes, desenhar em cada folha apenas uma figura geométrica, sendo: 1 triângulo, 2 quadrados, 3 retângulos e 7 círculos. Os participantes devem dançar pela sala e conversar com os colegas, com a finalidade de integração. Em determinado momento, o professor solicita aos participantes que parem e copiem o desenho do colega que estiver mais próximo. Repete esse processo 4 vezes. Após o término da atividade, o professor pergunta se os participantes têm idéia do que significam as figuras. Discute com o grupo o significado das figuras e o que aconteceu com cada participante.
Círculo = pessoa sadia
Quadrados = portador de DST
Triângulo = portador de HIV
Retângulo = usou preservativo corretamente
Sugestões para reflexão:
Quantos participantes começaram o jogo com círculos, quadrados, triângulos?
Quantos participantes chegaram ao final do jogo sem triângulo na folha?
O que significa mais de um triângulo ou um quadrado na folha?
É possível prever quem é portador de DST/AIDS, levando em conta apenas a aparência física?
Todas as vezes que a música parou é como se tivéssemos trocado de parceiro (a) sexual.
Quando copiamos o desenho do colega, são os relacionamentos anteriores que acompanham os novos relacionamentos.
Um único portador do HIV colocou “x” pessoas em risco.
· Palestra e depoimento de uma pessoa soro positivo; coleta de material (sangue), por agentes de saúde especializados, para exames laboratoriais.

CONCLUSÃO
Durante as dinâmicas, eles se mostraram bastante participativos, se expressando e dando suas opiniões. Achei a atividade bem produtiva, e o que mais gostei, foi que eles puderam relacionar as dinâmicas com seu dia-a-dia: relacionamentos, amizade, baladas, namoro, auto-estima. E que a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis depende de cada um. Todas as atividades foram realizadas em tempo previsto, os objetivos foram alcançados. Os alunos se mostraram bastante interessados durante as atividades, conseguiram esclarecer várias dúvidas em relação às doenças sexualmente transmissíveis. As atividades realizadas com mídias são mais dinâmicas e prazerosas para eles, e consequentemente a participação é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário